Computadores de Placa Única Duais e Sustentáveis

A Computação e seus conceitos, permeiam todas as demais áreas do conhecimento e tem sido um dos fatores que mais aceleram o desenvolvimento humano. Hoje, o conhecimento básico em Computação é tão importante para a vida em sociedade quanto os conhecimentos básicos em Matemática, Química, Física, Biologia e outras ciências.

Neste contexto, o acesso e massificação do uso de computadores jamais pode perder de vista seus custos de implementação. Hoje, o custo médio de notebooks e desktops categorizados como de “baixo custo”, giram em torno de R$ 1.500,00 reais (mil e quinhentos reais), geralmente equipados com processadores Celeron (intel) e não mais que 2 gigabytes de memória RAM. É neste cenário que se destacam as Single Board Computers (SBCs), computadores de placa única, como os Raspberry Pi, Orange Pi e outros.

os SBCs são altamente escaláveis podendo ser facilmente integrados para criação de unidades computacionais mais potentes (clusters). Um sistema de cluster consiste em um grupo de computadores independentes interligados por redes de alta velocidade (VALENTINI et al., 2013).A vantagem de um sistema de cluster reside na capacidade de lidar com cálculos numerosos e extremamente complexos em mais de um computador, trabalhando no mesmo problema ou parte dele, simultaneamente (YEO; BUYY, 2006)

Nós da Solved, estamos com o projeto de montagem de 30 computadores de placa única (SBCs), de baixo custo, capazes de serem convertidos a um cluster de computadores, dentro das normas estabelecidas pela diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) que serão encapsulados em material 100% reciclável. 

Esperamos com isso democratizar o acesso a computação, sem que haja comprometimento da capacidade de processamento da unidade construída. Por fim, dez (10) das trinta (30) unidades construídas, serão doadas a instituição pública de ensino.